quixotemarca.jpg (3492 bytes) cabeçalho.gif (32232 bytes)

Bem-vindo à  revista Hispanista! 

HISPANISTA - Vol IV - no 14 - julho - agosto - setembro - 2003
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000 
ISSN 1676-904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 

 QUEM SOMOS

 

 EDITORIAL

 

ESTUDOS LINGüÍSTICOS

Formas de tratamiento en la primera mitad del siglo XX. Análisis de Historia de una escalera
Juan Manuel Pedroviejo Esteruelas

Para estudar as formas de tratamento nominais e pronominais da primeira metade do século XX da Espanha, nada melhor que analisar a obra de teatro La Historia de una escalera (1949) de Buero Vallejo, onde há um enfrentamento de três generações diferentes e um contraste no emprego das formas TÚ e USTED e nas formas nominais. Partimos das duas hipótesis diacrônicas de Brown y Gilman (1960) com base no centro  bidimensional de poder e solidariedade que rege toda comunicação humana.  

CRIAÇÃO

El castellano en Japón
Fernando Olszanski

O artigo fala das condições do idioma estar crescendo nesse país do Oriente, e as possibilidades de no futuro se desenvolverem vínculos com países hispânicos, analisando o momento histórico e as condições econômicas.

Hospital de Inocentes (II)
Santiago Montobbio

  Estes poemas de Santiago Montobbio fazem parte de seu livro "Hospital de Inocentes", livro que mereceu o reconhecimento de ilustres autores, entre eles Juan Carlos Onetti ("Su libro HOSPITAL DE INOCENTES es muy bueno y de manera misteriosa siento que coincide con mi estado de ser cuando estoy escribiendo") e o de Ernesto Sabato (" Son magníficos").

PRODUÇÃO DISCENTE

La Historia única en La caverna de las ideas de José Carlos Somoza
María José Schamun

La caverna de las ideas, de José Carlos Somoza, é um texto estruturado com base na articulação de dois planos. Esses planos são o reflexo de uma bipartição da obra em duas histórias, que se fundem de maneira tal, que se consegue a completa unidade. A análise se foca nos recursos utilizados pelo autor para obter essa união dos planos, na conformação de uma única história.

 ESTUDOS LITERÁRIOS

Cipriano Salcedo y el Capitán Alatriste: una mirada hacia el pasado de España  
Magnolia Brasil Barbosa do Nascimento  
 
Minha proposta é a de pesquisar que razão ou razões levam dois romancistas espanhóis de diferentes gerações: Miguel Deleites y Arturo Pérez-Reverte, na última década do Século XX, a voltar seu olhar para o passado, mais especificamente para os Séculos XVI e XVII, respectivamente. 

La nueva novela española a finales del siglo XX
Eva Navarro Martínez

Este artigo oferece uma visão geral de uma corrente literária surgida na Espanha na década de noventa, caracterizada por sua heterodoxa maneira de tratar o romance e sua ruptura com o panorama literário existente. Características destacadas são a introdução de uma linguagem coloquial, e uma grande influência das artes audiovisuais e a música pop.  

Lazarillo de Tormes y Midnight Cowboy: La picaresca modelo y mito
Robert L. Fiore

Este ensaio estuda os protagonistas "polifacéticos" de Lazarillo de Tormes e Midnight Cowboy; ilustra como e o uso do discurso se combinam ao apresentarem as posturas metafísicas e éticas do cepticismo filosófico;  e explica como Midnight Cowboy é exemplo de uma variante da picaresca em técnica, conteúdo e ponto de vista metafísico.    

Lógica Poética
un acercamiento al ser de la poesía
José Martín Hurtado Galves

A poesia tem uma lógica, e descobrir qual é nos permite ter mais elementos para aproveitar ou sofrer com o poema. Os poemas, como os homens estamos sendo elaborados e nessa medida estamos constantemente nos reelaborando.  

Garabombo, el invisible: la parodia neopicaresca de Manuel Scorza
Suely Reis Pinheiro

A leitura de Garabombo, el invisible objetiva assinalar como o  discurso paródico de Manuel Scorza, à luz dos conceitos de Linda Hutcheon, em Uma Teoria da Paródia, se converta em veículo para que o autor revise a opressão e confira ao romance um caráter de denúncia. Esse discurso se utiliza da transgressão confusional e dionisíaca de alguns personagens, o que nos leva ao teórico francês Michel Maffesoli, em sua obra L’Ombre de Dionysos.  O fazer literário paródico de Scorza se constrói na leitura dialógica com o pícaro tradicional, para revelar a crise de identidade que continuam sofrendo as culturas marginadas da América. 

WEBLÍNGUA

Escuálido - Concha - Perogrullada
Alexis Márquez Rodríguez
O autor apresenta uma série de pequenos artigos onde estuda elementos da linguagem.

NORMAS

Normas para envio de artigos

CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA

Visite nossos números anteriores

PORTAL HISPANISTA

Retorne ao portal