HISPANISTA Vol XVIII  70 Julho Agosto – Setembro de 2017
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil Fundada em abril de 2000
ISSN 1676
904X
Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
Vida&Poesia 

       O  Vaqueiro

 

      Manoel de Andrade

 

O autor  relata os fatos colhidos numa viagem feita em janeiro de 1968 por todo o nordeste brasileiro a partir de Curitiba. Descreve a aventura e o mistério que envolviam a vida dos vaqueiros mais famosos. Ninguém sabia onde viviam, nem onde nasceram. Apareciam em fazendas nas épocas de reunir o gado, participavam das grandes vaquejadas e depois desapareciam. Alguns eram aclamados pelo povo por suas façanhas e tinham uma mulher em cada canto da região.  Montavam seus cavalos com incrível destreza, cruzando o sertão como relâmpagos, aparecendo e desaparecendo em instantes, entre as matas da caatinga. Descreve um nordeste humanamente grande, mas socialmente humilhado. Um nordeste onde a carência alimentar leva à morte por inanição e que o médico, geógrafo e cientista social brasileiro Josué de Castro denunciou, com todas as letras, em seu livro Geografia da Fome. Uma região castigada implacavelmente pela natureza, escravizada pelo coronelismo e com a cumplicidade dos governantes. Um Brasil combativo e heroico, tantas vezes falsificado pelos historiadores de academias e simplificado pela gratuidade dos folcloristas.  

CRIAÇÃO

                Felicidade e vida em comunidade como indicadores de qualidade de vida urbana

               Marina Patrício de Arruda & Geraldo Augusto Locks & Fernanda Xavier de Souza     

A qualidade de vida urbana é uma temática que abrange muitas significações que refletem conhecimentos, experiências, valores e construção social. A pesquisa aqui apresentada teve dentre seus objetivos compreender o entendimento de moradores de um bairro de uma cidade  de médio porte de Santa Catarina sobre  qualidade de vida urbana. A amostragem foi obtida por acessibilidade , tipo de amostragem muito utilizado em estudos qualitativos que não exigem um importante grau de precisão. De acordo com essa metodologia, o pesquisador escolhe os participantes os quais tem acesso. E nesse caso, os critérios de Inclusão destacaram moradores residentes no bairro há no mínimo 5 (cinco) anos. A pesquisa teve como instrumento de coleta a técnica de grupo focal  com o propósito de obter informações de caráter qualitativo em profundidade. Os resultados obtidos mostram que o entendimento da população estudada sobre qualidade de vida urbana ressalva uma visão sistêmica que interliga direitos sociais e políticos. Critérios subjetivos destacaram a felicidade e a vida em comunidade como indicadores de qualidade de  vida urbana que se apresenta como um direito fundamental de dignidade da pessoa humana.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

      Abordagem do ensino de espanhol/le com o uso do enfoque intercultural em sala de aula              

Girlene Moreira da Silva & Glauber Lima Moreira & Francisco Rogério Gomes Barros

Este artigo apresenta reflexões sobre o enfoque intercultural no ensino de Espanhol como língua estrangeira (ELE), compreendendo, assim como Serrani (2005), que o ensino intercultural permite um diálogo aberto e multifacetado entre as culturas das línguas envolvidas.

ESTUDOS LITERÁRIOS

El pequeño rey de Inglaterra

                        Aurelio J. Madrigal Orta   

Princípios do século XVI. Enrique VII, primeiro regente dos Tudor, joga com um andaluz cujas desventuras da existência o levaram à Inglaterra, pelo reino por um dia com uma partida de cartas e o espanhol ganha. Nasce a lenda de Juan de Lepe, uma das figuras reais mais emblemáticas do conhecido município onubense de Lepe, e cuja gesta se  imortalizou em El pequeño rey de Inglaterra, um romance histórico do escritor Aurelio J. Madrigal, editada por Pábilo. Madrigal conseguiu entrelaçar personagens reais e de ficção para dar forma a um romance de 368 páginas, dividido en quatro partes, onde se sucedem situações fascinantes e muito atraentes para o leitor. A obra está prologada por Luis de Vega, jornalista e membro da Academia Iberoamericana de La Rábida, que descreve que “Juan de Lepe existiu e há alguma outra resenha do personagem, mas como realmente vamos conhecê-lo bem é pela mão de Aurelio, que salta de Lepe para o mundo sem  sair de Lepe e nos leva ao passado para que aprendamos no presente”. El pequeño rey de Inglaterra, está disponível online em www.pabiloeditorial.com.

  Lo contemporáneo de la creación poética de Santiago Montobbio

    Ester Abreu Vieira de Oliveira 

   Propõe-se apresentar aspectos da poética do poeta barcelonês Santiago Montobbio que, reunidos, pode-se classificá-lo como poeta contemporâneo.      

 Os quilombos brasileiros como "lugares de memória"

        Denise Marcos Bussoletti & Leandro Haerter & Angelita 

                            Soares Ribeiro                                                                

No texto que segue partimos da forma como os temas da memória e da história são problematizados em alguns textos de Halbwachs (1990), Nora (1993) e Candau (2002). Após, refletimos sobre as possibilidades de compreensão dos quilombos brasileiros como “lugares de memória” (NORA, 1993), especificamente no processo de auto-identificação quilombola de uma comunidade específica: o Cerro das Velhas.                                                  

 NORMAS
Normas para envio de artigos
CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
Visite nossos números anteriores
PORTAL HISPANISTA
Retorne ao portal