quixotemarca.jpg (3492 bytes) cabeçalho.gif (32232 bytes)

Bem-vindo à  revista Hispanista! 

HISPANISTA - Vol III - no 12 - janeiro-fevereiro-março - 2003
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000 
ISSN 1676-904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 

 QUEM SOMOS

 

 EDITORIAL

 

ESTUDOS LINGÜÍSTICOS

A interface da pragmática com outros módulos da gramática: um estudo contrastivo Português-Espanhol

Paulo Antonio Pinheiro Correa

Uma análise de construções codificando eventos factuais x hipotéticos em português e em espanhol mostra que no espanhol, status pragmáticos diferentes podem ser codificados através de uma alternância INDICATIVO/SUBJUNTIVO, dentro de uma mesma construção sintática e que o português, por outro lado recorre freqüentemente a diferentes construções sintáticas para expressas esses matizes. 

Tratamiento y Honores

Juan Manuel Pedroviejo Esteruelas

A cortesia debe ser entendida como um dos elementos que regulam atividade do indivíduo em uma sociedade. Um dos elementos que a influenciam é, certamente, a linguagem, que regula a comunicação humana. As formas de tratamento verbais, nominais e pronominais são um meio para se conseguir isso. Aqui só vamos nos ocupar dos tratamentos e "honores" que se dão na Espanha a altos funcionários públicos, eclesiásticos...etc. para, desta foma, poder aplicá-lo em seguida a uma aula de E/LE.

 ESTUDOS LITERÁRIOS

Las mujeres de Adriano González León. La loca, la solterona, la guerrillera: una vida de marginación

Lenina M. Méndez

Trinta anos depois da publicação de seu romance mais conhecido, País portátil, Adriano González León continua no alto las letras venezolanas. Amargo recontar dos conflitos políticos da Venezuela, a obra de González León é também o espelho fiel da situação que a mulher latino-americana sofreu durante séculos, vítima do despotismo machista, e um tiro certeiro para sua emancipación.

Américas do Sul

Maria Antonieta Pereira

Análise das relações culturais entre a América Portuguesa e a América Espanhola, as quais se pautam por distanciamentos, preconceitos, diálogos e aproximações.

Como agua para chocolate; señas de identidad

Léa de Sousa Campos de Menezes

Nossa proposta é observar o filme Como agua para chocolate, centrando- nos nos elementos/componentes simbólicos/metafóricos do discurso. Há que se ressaltar, contudo, alguns referenciais da história e os cânones da cultura local, a inserção de alguns costumes ameríndios nessa sociedade eminentemente branca, de origem européia. 

El ritmo poético en los primeros sonetos renacentistas de Boscán y Garcilaso

A. Robert Lauer
 Pensa-se que Juan Boscán, por ter sido um dos introdutores da métrica e dos temas italianos na lírica espanhola renascentista não tem a aptidão ou maestria que são atribuídas a seu contemporâneo Garcilaso de la Vega.  Contudo, este estudo comparativo dos primeiros versos hendecassílabos escritos em espanhol em seu primeiro Renascimento demonstra que Boscán é, quantitativa e qualitativamente superior a Garcilaso com relação ao nível do ritmo.  

Los ecuadores de la chicha

Denise Fonseca

Muitas vezes nossa alimentação é a melhor evidência das fronteiras culturais que nos separam, embora não haja nada que nos una mais que alguns dos típicos frutos da nossa terra como, por exemplo, as bananas, para citar apenas o mais óbvio. No México é costume dizer que o norte se separa do sul onde o guisado se converte em assado. Contudo, para que os cadernos de receitas nos ajudem a entender a pluralidade cultural latino-americana vale a pena compartilhar algumas idéias gerais.

WEBLÍNGUA

Moneda - Tirios y troyanos - Chusma

Alexis Márquez Rodríguez

El autor presenta una serie de pequeños artículos donde estudia elementos del lenguaje.

NORMAS

Normas para envio de artigos

CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA

Visite nossos números anteriores

PORTAL HISPANISTA

Retorne ao portal