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San Francisco Javier y San Juan de la Cruz: discípulos cualificados de la "ratio studiorum" 

Nome do Autor: Fidel García Martínez   

fidelgm@educastur.princast.es

Palavras-chave: Ratio studiorum - modelo educativo - humanismo cristão 

Curriculo: Catedrático de Língua e Literatura,  Chefe de Departamento de Língua  Castelhana e Literatura. Licenciado em Ciências Eclesiásticas pela Universidad Norte de España e Graduado em Teologia. Estudos filosófico-humanísticos com a PP. Carmelitas Descalzos. Licenciado em Filosofia e Letras (Filologia Românica. Seção Espanhol) pela Universidad de Oviedo, Espanha. Doutor em Filologia Românica pela Universidad de Oviedo. Tese de licenciatura sobre Santa Teresa de Jesús, Arte Literario en El Castillo Interior. Tese de Doutorado, Prosa Retórica  de San Juan de la Cruz.  

Resumo: Este artigo é uma homenagem ao modelo educativo dos PP. Jesuitas que com seu célebre RATIO SUTUDIORUM, estabeleceram sobre as bases sólidas do Humanismo Cristão um modelo educativo plenamente vigente em suas idéias principais e fundamentais. Frente ao ativismo pedagógico dos modelos educativos de Ocidente de clara  inspiração racionalista, quando não materialista e estruturalista, que opõem ao Humanismo Cristão um laicismo ignorante e sectário que com sua arrogância mediática pretende deixar na intempérie intelectual, moral e transcendente às gerações futuras de todos os níveis educativos infantis, secundários e universitários, é necessário reivindicar uma história educativa que tanto bem promoveu não só na Europa como na América Latina, cuja base pedagógico-educativa sobrevive em forma de sólidos colégios e prestigiadas universidades inspiradas  no modelo educativo da RATIO STUDIORUM.

Resumen: Este artículo pretende ser un homenaje al modelo educativo de  los PP. Jesuitas quienes con su célebre RATIO STUDIORUM, establecieron sobre las bases sólidas del Humanismo Cristiano un modelo educativo plenamente vigente en sus ideas troncales y fundamentales. Frente al activismo pedagógico desenfrenado por el que pululan los modelos educativos de Occidente de clara  inspiración racionalista, cuando no materialista y estructuralista, que oponen al Humanismo Cristiano un laicismo ignorante y sectario  que con su arrogancia mediática pretende dejar en la intemperie intelectual, moral  y trascendente a las generaciones futuras de todos los niveles educativos infantiles, secundarios y universitarios, es necesario reivindicar una historia educativa  que tanto bien promovió no sólo en Europa sino en Latinoamérica, cuyo humus pedagógico-educativo pervive en forma de sólidos colegios y prestigiosas universidades inspiradas  en el modelo educativo de la RATIO STUDIORUM.

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 25

Informações bibliográficas:
García Martínez, Fidel. San Francisco Javier y San Juan de la Cruz: discípulos cualificados de la "ratio studiorum"  . In: Hispanista, n. 25 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo206.htm

 

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