EDITORIAL Nº77

 

 Nosso portal está adornado com a imagem de São Pedro Apóstolo,  celebrado em 29 de junho. O trimestre que corresponde aos meses de abril, maio e junho de 2019, apresenta os seguintes autores: 

 Do Brasil:

 Alan Santos Nascimento, graduado em Letras/Língua Espanhola, especialista em Linguagens, Produção Textual e Estudos Culturais, professor de Língua Espanhola.

 Ana Maria Landim Felix, licenciada em Letras - Língua Portuguesa, Cursa Especialização em Ensino de Língua Portuguesa, mestranda em Linguística Aplicada.

 Camila Miranda Machado, licenciada em Letras – Espanhol, mestranda em Linguística Aplicada, membro do Grupo de Estudo, Ensino e (RE)Leitura do Mundo.

Geraldo Antonio da Rosa, doutor em Teologia, pós-doutor em Humanidades na Universidade CarlosIII-Madri Espanha, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Caxias do Sul.

Job Lopes, doutor em Letras, pesquisador de “Poéticas do Imaginário” e “Memória e Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura e nas Diversas Linguagens”. Colunista da Revista Peruana Yachay Planet.

José Veiga Viñal Junior, professor da Universidade do Estado da Bahia,  doutor em Linguística, mestre em Educação de Jovens e Adultos, especialista em Metodologia do Ensino, graduação em Letras com Espanho.  

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Raquel da Silva Ortega, professora adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz, doutora em Estudos Literários Neolatinos. Pesquisadora de Língua Espanhola, Cultura e Literaturas Hispânicas.

Ricardo Hiroyuki Shibata, professor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, graduado em Letras, mestre e doutor em História/Teoria Literária, pós-doutor em História da Cultura e das Mentalidades.    

Valdete Gusberti Cortelini, graduada em Pedagogia, mestre em Educação, doutoranda em Educação,  Especialização em Orientação, supervisão e Administração Escolar.

Do Marrocos:

 Abdellatif Ghailani, licenciado em Letras Hispânicas, licenciado em Filologia Espanhola, Facultad de Filosofía y Letras de Granada. Curso de Adaptación Pedagógica. Doutorado em Filologia Espanhola.

Em  VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta:  O genocídio indígena na América Latina - Os mapuches.      

Em CRIAÇÃO, temos:

Geraldo Antonio da Rosa e Valdete Gusberti Cortelini com “Escola sem partido”: fumaça no cenário educacional do palco da vida.

 

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:

Abdellatif Ghailani, com  La intencionalidad, factor principal para construir el discurso humorístico.

Ana Maria Landim Felix e Camila Miranda Machado com A construção da leitura na interação da sala de aula: uma abordagem sociocognitivista.

 José Veiga Viñal Junior e Alan Santos Nascimento com As potencialidades da interculturalidade: reflexões sobre ensino e aprendizagem de Língua Espanhola e formação docente. 

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos:

Job Lopes com A angústia na obra lírica de Lília Silva.  

Ricardo Hiroyuki Shibata com “A los claros varones de Castilla”. A epistolografia humanística de Fernando del Pulgar.    

 Raquel da Silva Ortega com A modernidade e o insólito em A hora dos ruminantes.

Agradecemos aos autores que colaboraram com o número 77 de Hispanista e pedimos a proteção de São Pedro Apóstolo.

Suely Reis Pinheiro