quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

 

      751                Os saberes docentes e as variedades linguísticas  na  formação do professor de Espanhol  de uma universidade  pública brasileira                                                    

Nome do Autor:  Valdecy de Oliveira Pontes

                 valdecy.pontes@ufc.br

Palavras-chave:  Variedades do espanhol - formação de professores - saberes docentes

Currículo: Pós-doutorado em Estudos da Tradução (UFSC) e em Educação (UFC), doutorado em Linguística (UFC), mestrado em Linguística Aplicada (UECE), licenciatura em Letras – Português-Espanhol (UFC). Professor do Curso de Letras-Espanhol (UFC) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística – PPGLing - UFC. Pesquisador do grupo de pesquisa Línguas e Histórias (CNPq).  

Resumo:  Neste artigo, apresentamos uma análise a respeito da abordagem das variedades linguísticas e os saberes docentes na formação inicial de professores de espanhol de uma universidade pública brasileira. A análise será realizada, tendo  como  corpus  o  Projeto  Político Pedagógico, a matriz  curricular  e os programas de disciplina do curso de Letras Espanhol, da instituição escolhida.

Resumen: En este artículo, presentamos un análisis referente al abordaje de las variedades lingüísticas y los saberes docentes en la formación inicial de profesores de español en una universidad pública brasileña. El análisis se realizará, utilizando como corpus el Proyecto Político Pedagógico, la matriz curricular y  los  programas  de  las  asignaturas  de  la  carrera  de  Letras-español,  de  la  institución elegida.

Home-page: não disponível

Sobre o texto: Texto inserido na revista Hispanista no 98

Informações bibliográficas: Pontes  Valdecy de Oliveira. Os saberes docentes e as variedades linguísticas  na  formação do professor de Espanhol  de uma universidade  pública brasileira.  In: Hispanista n.98 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo751.htm.