quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

     477

Cortázar fotógrafo: uma narrativa aberta para o insólito

Nome do Autor:                         Rita de Cássia M. Diogo

                              ritauerj@gmail.com

Palavras-chave:     Literatura - fotografia - filosofia

Currículo: Possui Pós-Doutorado em Cinema Latino-Americano (Universidad de Buenos Aires - UBA) e Pós-Doutorado em Filosofia e Cinema (UFMG), Doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Graduação do Curso de Português-Espanhol e respectivas literaturas, no Programa de Pós-Graduação em Letras Stricto Sensu (Curso de Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada e de Doutorado em Literatura Comparada), e Lato Sensu, Especialização em Língua Espanhola - Instrumental para a leitura. Possui experiência na área de Culturas e Literaturas de Língua Espanhola, atuando também na área de tradução/versão espanhol-português-espanhol.

 Resumo: Análise do conto “Apocalipsis de Solentiname” (1983), de Julio Cortázar, a partir do diálogo entre fotografia e texto literário, imagem e escrita, segundo os estudos de Vilém Flusser sobre a “imagem técnica” e sua relação com a “Pós-História” em Filosofia da caixa preta(2011). Nosso trabalho vai assim desvelando a coincidência entre o projeto literário de Cortázar e o seu conceito de fotografia, tal como o autor argentino o expressa em “Ventanas abertas para lo insólito” (2009).  

Resumen: Análisis del cuento “Apocalipsis de Solentiname” (1983), de Julio Cortázar, a partir del diálogo entre fotografía y texto literario, imagen y escrita, según los estudios de Vilém Flusser sobre la “imagen técnica” y su relación con la “Poshistoria” enFilosofia da caixa preta (2011). Nuestro trabajo desvela así la coincidencia entre el proyecto literario de Cortázar y su concepto de fotografía, tal como el escritor argentino lo expresa en “Ventanas abertas para lo insólito” (2009).

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 59

Informações bibliográficas: Diogo, Rita de Cássia M. Cortázar fotógrafo: uma narrativa aberta par o insólito. In: Hispanista, n. 59. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo477.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL