HISPANISTA Vol XXIII 89 Abril Maio - Junho de 2022

Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil Fundada em abril de 2000
ISSN 1676
904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
Vida&Poesia 

     Origem

 Manoel de Andrade 

O tempo não apaga os cenários da infância. São indeléveis as paisagens marítimas. Os anos nos trazem suas canoas, suas redes, as velas que partem e as que chegam e a figura dos velhos pescadores. O sabor do sal e a carícia das espumas. Nos trazem também uma melancólica saudade. Uma lágrima inconsolável. Uma paisagem vertical que aterra nossa infância. 

CRIAÇÂO

  La ruta de Don Quijote

Santiago  Montobbio 

 

Em La ruta de Don Quijote está uma busca de Azorín. Busca de uma memória que é um afeto e uma alma feita também paisagem de todos.  Li   a primeira saída do cavaleiro que somos todos e mais a saída a andar por los mundos. Quero dizer algo sobre ele, do que leio, do que é, do que me sugere. O que  encontro nessa busca que é também minha.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

O ensino de Língua Estrangeira no Brasil até os anos 80: dificuldades

Léa de Sousa Campos de Menezes

O objetivo deste artigo é descrever as dificuldades do ensino de língua estrangeira no Brasil até os anos 80. Faz-se um breve resumo não só a respeito da aquisição da linguagem, segundo Piaget e Langacker, mas também sobre a importância da Linguística no ensino de línguas; os diferentes métodos de ensino, as vantagens e dificuldades inerentes à prática de cada um deles.  

 O contexto situacional de interação linguística e o uso das formas , vos e usted no livro didático "Cercanía joven"  

          Valdecy de Oliveira Pontes & Jéssika Oliveira Brasil

Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem das formas de tratamento tú, vos eustedno livro didático “Cercaníajoven”, considerando-seo contexto da situação comunicativa e os diferentes usos dessas formas pronominais.

ESTUDOS LITERÁRIOS

Estudio de los personajes en Cinco horas con Mario de Miguel Delibes

 Mustafa Seddik 

O presente  trabalho tem como fim analisar a norma semântica e a função actancial dos personagens na obra de Miguel Delibes intitulada, Cinco horas con Mario. Os métodos aplicados nesta análise são: o método de Philippe Hamon e o de Greimas, métodos que foram resultados eficazes para distinguir entre personagens ativos e passivos.

Entre dos patriarcados (la mujer  inmigrante en la obra de Najat El Hachmi)

  Latifa Laamarti

O tema da migração adquire cada vez mais relevância na literatura sendo esta última reflexo do   entorno. Nada pode ser mais válido e verão que o que contam elas mesmas fazendo eco de dificuldades e desafios pouco conhecidos. La mujer inmigrante en la obra de Najat El Hachmi aborda o tema da imigração na obra de Najat El Hachmi desde a perspectiva feminista, a mesma que ela sempre escreve, através de uma leitura reflexiva das La hija extranjera (2015), Madre de leche y miel (2018) e El lunes nos querrán (2021) que contêm reflexões feministas profundas sobre a questão da liberdade e identidade femeninas.

NORMAS

Normas para envio de artigos
CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
Visite nossos números anteriores
PORTAL HISPANISTA
Retorne ao portal