HISPANISTA Vol XXI 83  Outubro  Novembro Dezembro de 2020

Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil Fundada em abril de 2000
ISSN 1676
904X

Editora geral: Suely Reis Pinheiro
QUEM SOMOS
EDITORIAL
Vida&Poesia 

  

Um homem no cais 

                        Manoel de Andrade

As lembranças da adolescência retornando ao cais de uma cidade portuária. Os sonhos de partir um dia. A busca de um destino qualquer que flutuasse e me levasse para bem longe e sem destino, fazendo de mim um homem sem pátria e sem ninguém! O mar e o seu encanto palpitando sempre e a chamar sempre o coração de todos os portos do mundo. Como um grumete sonhador naveguei, sim, o mundo inteiro, mas apenas a bordo dos meus versos. Nesta saudade do marinheiro que não fui, tudo em mim restou distante, e está no mar e nesta ânsia de cantar.

CRIAÇÃO

A convivência escolar no ensino médio brasileiro – percepções de estudantes da escola pública da cidade de de Curitiba/Pr

                                                   Juliana Battistus

Neste artigo são apresentadas as percepções de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas da cidade brasileira de Curitiba/PR, sobre a convivência escolar. Os dados desta pesquisa foram colhidos por meio de formulários,  tabulados nas premissas da técnica Délphi e analisados a partir das teorizações de Michel Foucault e Paulo Freire,utilizando a hermenêutica como método.

ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Introducción a la presencia del español en Maruecos

 

   Zakaria Charia

 

Muita gente desconhece que no Marrocos, o país árabe, milhões de pesspas falam espanhol e que seu vocabulario está cheio de palavras castelhanas. Mesmo assim ignoram por completo a existência de hispanistas marroquinos consagrados que criam suas obras literárias em castelhano. Por isso, este artigo quem deixar claro que a presença do espanhol no país norteafricano não é recente o que esta relacionada com a instauração do protetorado, senão que  remonta aos séculos XVI e XVII depois da expulsão dos muçulmanos de Al Ándalus.

La inclusión en el enfoque glotodidáctico del Español del marco común europeo de referencia para las lenguas 

                María Laura Grosso    

Este trabalho apresenta uma intersecção interdisciplinar entre a didática inclusiva e o espanhol como língua-alvo. A aprendizagem do espanhol por alunos com certificações médicas é a área para a qual convergem os diagnósticos com as leis de inclusão, diretrizes ministeriais e abordagens glotodidáticas. Esta pesquisa visa demonstrar a necessidade de ampliar as abordagens e incluir o paradigma dos direitos humanos na consideração do modelo do aluno. 

ESTUDOS LITERÁRIOS

Sostener y delatar: los paradojales procedimientos  compositivos de la obra Una vez Argentina, de Andrés Neuman

Ivana Ferrigolo Melo

Este artigo constitui-se a partir da análise da obra Una vez Argentina, de Andrés Neuman e tem por objetivo responder a questões tais como: que narrativa é essa? Qual a razão de ser desse romance? Por que se distancia da forma tradicional da autobiografia sendo que seu conteúdo é de natureza autobiográfica?

Dos poemas dedicados a Antonio Machado

Santiago Montobbio

 Estes "Dos poemas dedicados a Antonio Machado" foram  publicados pela primeira vez no número 95 da revista Unión de Escritores e Artistas de Cuba.

 NORMAS
Normas para envio de artigos
CONSELHO

Conheça os membros do Conselho Editorial

CORRESPONDENTES

Conheça os nossos Correspondentes no Brasil e no Exterior

NÚMERO ATUAL DA REVISTA HISPANISTA

Visite o número atual

NÚMEROS ANTERIORES DA REVISTA HISPANISTA
Visite nossos números anteriores
PORTAL HISPANISTA
Retorne ao portal