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Bem-vindo à  revista Hispanista! 

HISPANISTA - Vol I - no 1 - abril-maio-junho - 2000
Revista eletrônica dos Hispanistas do Brasil - Fundada em abril de 2000 
 ISSN 1676-904X
Editora geral: Suely Reis Pinheiro - Direção de arte: José A. B. Carvalho 

QUEM SOMOS

 

EDITORIAL

 Revista Hispanista
 Suely Reis Pinheiro

CRIAÇÃO

Esencia y Secretos de... la Cocina
 Denise Fonseca

Coletânea de sete pequenas crônicas inscritas na nova meta-ficção historiográfica. A autora narra a história do trabalho que compartilhou com mulheres equatorianas em busca de preservar o seu patrimônio cultural intangível, entre 1998 e 1999.

ESTUDOS LITERÁRIOS

Para comprender mejor la realidad caribeña: tres lenguas europeas y una peripecia en común
Sergio Serrón Martínez


Neste artigo, esboçamos os acontecimentos que levaram as três linguas européias (espanhol, francês e inglês) a expandirem-se, em pouco mais de 500 anos, pelos mais remotos lugares do mundo, os pontos de encontros e desencontros, um esboço da situação atual e, finalmente, uma descrição lingüística de nossa área de influência: o Caribe. Como fica evidente,  nos situaremos em um plano histórico, social e cultural, de política lingüística e educativa e, fundamentalmente, de planificação.

La verdad y la ficción en el Quijote a partir de su prólogo
Ester Abreu Vieira de Oliveira


A importância da obra cervantina nos proporciona questionar, a partir do prólogo do Quixote, parte de um livro que se considera como verdade absoluta do autor, o aspecto do romance centrado no ser e parecer, enfatizando a verdade e a mentira, a história e a ficção. Objetivamos apresentar esta obra porque nela aparece claramente essa questão. Reunir em um texto a verdade e a mentira, a história e a ficção, ao mesmo tempo em que faz uma narrativa parece ser a técnica de Cervantes para comprovar a "verdade". Com o recurso da ironia, este escritor, desde o prólogo do Quixote nos ensina como se faz um romance.

La guerra silenciosa, de Manuel Scorza: poesía, crónica y parodia
Juan González Soto


O romancista e poeta Manuel Scorza escreve durante a década de setenta um ciclo narrativo, La guerra silenciosa. São cinco os romances: Redoble por Rancas (1970), Garabombo, el invisible (1971), El jinete insomne (1977), Cantar de Agapito Robles (1977) e La tumba del relámpago (1979). Na composição deste ciclo surgem duas excepcionais novidades. Por um lado, a revitalização do indigenismo literário, por outro, a criação de um cosmos cheio de imaginação e de ironia. Este artigo pretende mostrar que Manuel Scorza conseguiu uma perfeita conjunção entre os vários elementos temáticos e construtivos que  integram este ciclo de romances.

Vozes da Sedução, do Picarismo e da Negritude
Suely Reis Pinheiro

Três autores levam a marca da tradição picaresca espanhola, aliada à sedução e à negritude: os brasileiros Aluísio Azevedo e Jorge de Lima e o cubano Nicolás Guillén. Mostra-se a sedução do negro na inovação comportamental dos personagens de Aluísio Azevedo e na rebelião do discurso poético de Nicolás Guillén, ao desarticular a linguagem hegemônica do colonizador. A voz de Jorge de Lima resgata a complexidade existencial e racial do negro e aglutina os aspectos inovadores dos citados autores.

Los cien nombres de nuestra América
Tito Drago

A pesar das solenes declarações espanholas de irmandade com os países de fala espanhola e portuguesa da América, na Espanha ainda existe uma confusão a respeito de como se deve denominar a região latino-americana. Em alguns meios de comunicação, mas fundamentalmente nas esferas oficiais, predomina a expressão Iberoamérica, com uma  inocultável pretensão de hegemonia. Neste artigo se fundamenta a razão da denominação de América Latina e se outorga à de Iberoamérica um sentido diferente, ja que nela se englobam os países americanos e europeus de fala portuguesa e espanhola.

 

Tres inexactitudes acerca de la lectura
 Edgar Allan García


Não ler não significa ignorância: há povos ágrafos mienários e contemporâneos donos de uma grande sabedoria. Cada dia se lê mais, porém há muitas leituras possíveis diferentes da visão oficial sobre o tema. A tão ansiada criatividade não está nas academias e sim na poesia, e também nas ruas. É hora de transgredir os axiomas mais trilhados.

PRODUÇÃO DISCENTE

Cine Letra Goytisolo Cartelera
 Flávio P. de Souza

Estudo de pesquisa sobre a obra literária do escritor Juan Goytisolo onde se analisa comparativamente as técnicas cinematográficas do projeto "Dogme 95  e as técnicas literárias do citado autor. Trata-se de buscar parentescos entre as diferentes e ao mismo tempo coincidentes formas de narrativa literaria e cinematográfica.

WEBLÍNGUA

Palabras en desuso - El banco - El billete
Alexis Márquez Rodríguez

O autor apresenta uma série de pequenos artigos em que estuda elementos da linguagem.

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