EDITORIALNº67

Nosso portal está adornado com a imagem da Virgem e o Menino Jesus, pintura cusquenha do século XVIII, de autor anônimo.

O trimestre que corresponde aos meses de outubro, novembro e dezembro de 2016 apresenta autores do Brasil, da Costa do Marfim e do Marrocos.   

Do Brasil:

Adriana Horta de Faria, mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Elsa Beatriz Grillo, professora da UNNE, licenciada e professora em Letras espanholas, doutoranda da USAL.

Ester Abreu Vieira de Oliveira, professora e escritora, doutora em Letras Neolatinas, pós-doutora em Filologia Espanhola. Possui varias obras publicadas impressas e em on-line.

Glauber Lima Moreira, professor de Espanhol da Universidade Federal do Piauí, doutorando em Traducción y Ciencias del Lenguaje da Universitat Pompeu Fabra. 

Josiane Peres Gonçalves, doutora em Educação, mestre em Psicologia Social e da Personalidade. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, doutora em Linguística, mestre em Linguística Aplicada e licenciada em Letras Português-Espanhol. Professora do Curso de Letras-Espanhol.

Lucía Isabel Muñoz, professora da UNNE, especialista em Docência no Ensino Superior e trabalha no Centro Interdisciplinar de Gênero.

Lyvia Lea de Oliveira, graduada em Letras-Espanhol, cursa Mestrado em Estudos da Tradução.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Valdecy de Oliveira Pontes Pereira, possui doutorado em Linguística, mestrado em Linguística Aplicada. É professor do Curso de Letras-Espanhol e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução.

Da Costa do Marfim:

Camara Nahiyé Léon, doutor em Literatura hispano-africana, docente na Escola Normal Superior de Abidjan, na Costa do Marfim.

Do Marrocos:

Zakariae Charia, doutor em Literatura Espanhola e professor na Universidad Abdelmelk Es-Saadi de Tetuan, Marrocos.      

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta Marítimo.

Em CRIAÇÃO, temos:

Adriana Horta de Faria e Josiane Peres Gonçalves com: Educação escolar e relações de gênero segundo a perspectiva de homens professores.

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:

Glauber Lima Moreira com Definición lexicográfica y uso del  diccionario como herramienta de motivación en clases de ELE para estudiantes brasileños.

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza,  Lyvia Lea de Oliveira e Valdecy de Oliveira Pontes com Uso de las formas de tratamiento de segunda persona en canciones hispánicas.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos:

Camara Nahiyé Léon com De la desestructuración de las sociedades africanas a la descripción de las prácticas “desviacionistas” en la obra narrativa de Donato Ndongo-Bidyogo.

Ester Abreu Vieira de Oliveira com Los judíos en Espírito Santo, Brasil, entre la historia y la ficción.

Elsa Beatriz Grillo e Lucía Isabel Muñoz com Cautivas: el silencio como ordenador de la memoria.

Zakariae Charia com Tánger a través de la Vida perra de Juanita Narboni.

Agradecemos aos autores que participaram do número 67 de Hispanista e pedimos as benções da Virgem e do Menino Jesus.

   Suely Reis Pinheiro