EDITORIAL Nº66

Nosso portal está adornado com a imagem dos anéis olímpicos em homenagem às olimpíadas ocorridas nos meses de agosto e setembro de 2016, no Rio de Janeiro. O trimestre que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro de 2016 apresenta autores do Brasil e do México.   

Do Brasil:

Álvaro Mendes de Melo, professor, pesquisador, doutorando em Estudos Literários da UNEMAT, no México.

Camila Miranda Machado, licenciada em Letras – Espanhol, cursa Especialização em Ensino da Língua Espanhola.

Geraldo Antônio da Rosa, doutor em Teologia: Religião e Educação, pós-doutor em Humanidades, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul.

Gracineia dos Santos Araújo, pesquisadora de pós-doutorado na   Universidad de Salamanca, Facultad de Filología - Departamento de Literatura Española e Hispanoamericana. España.

Inês Skrepetz, doutoranda em Literaturas, mestre em Estudos Literários e especialista em Língua e Literaturas Espanhola/Hispano-Americana, com trabalhos publicados em  revistas especializadas.  É integrante do Núcleo ONETTI - Núcleo de Estudos Literários Latino-Americanos.

Leandro Haerter, sociólogo, licenciado e mestre em Ciências Sociais, doutorando em Educação da UFPel e Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense.

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza, licenciada em Letras - Português Espanhol, mestre em Linguística Aplicada e doutora em Linguística. É professora adjunta da Universidade Federal do Ceará.

Lucia Ceccato de Lima, doutora em Engenharia Ambiental, docente do Programa de Pós - graduação em Educação e do Programa Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. 

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, pedagoga, mestre em Economia e doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professora Adjunta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul).

Maria Regina Rosa Lima, pedagoga e mestre em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense. É professora do Curso de Licenciatura em Informática e Supervisora Pedagógica do IFSul.

Marina Patrício de Arruda, doutora em Serviço Social, pós-doutorado em Educação, docente do Programa de Pós - graduação em Educação e do Programa Ambiente e Saúde da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC. 

Ricardo Hiroyuki Shibata, doutor em Literatura Portuguesa, pós-doutor em História da Cultura e das Mentalidades, pesquisador do Programa Alban e pesquisador Visitante da Biblioteca Nacional do Rio do Janeiro. É professor adjunto do DELET.

De México:

María Eugenia Flores Treviño, licenciada em Letras Espanholas, mestre em Letras Espanholas e doutora em Humanidades e Artes. É professora titular da Universidad de Nuevo León - México.  

Martha Rosario Borrego Borrego, doutoranda na Universidad de Salamanca. Facultad de Filología - Departamento de Literatura Española e Hispanoamericana. Programa de Doctorado en Literatura de vanguardia y posvanguardia en España e Hispanoamérica. España.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta O jangadeiro

Em CRIAÇÃO, temos:

Geraldo Antônio da Rosa, Lucia Ceccato de Lima  e Marina Patrício de Arruda com Catástrofes e ecologia da ação: implicações práticas para a educação do século XXI .                   

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS, temos:

Letícia Joaquina de Castro Rodrigues Souza e Souza e Camila Miranda Machado com Uso de cuentos para la enseñanza de la interacción oral en las clases de español lengua extranjera.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, temos:

Álvaro Mendes de Melo e María Eugenia Flores Treviño com La desregulación: su representación en Flores, de Mario Bellatin.

Gracineia dos Santos Araújo e Martha Rosario Borrego Borrego com Visiones del estridentismo mexicano, desde la perspectiva de Arqueles Vela y Luis Quintanilla, en el Café de nadie y avión.

Inês Skrepetz com Corpo e ditadura em Ciencias morales: construções e micropolíticas que sobrevivem.

Leandro Haerter, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas e Maria Regina Rosa Lima  com Pensamento latino-americano: o conceito de América Latina, a noção de “estar” e a autenticidade dessa filosofia.          

Ricardo Hiroyuki Shibata com Remediar los cuidados. A apropriação da epístola na Espanha do século XVI.                 

Agradecemos aos autores que participaram do número 66 de Hispanista e desejamos que a amizade e a benevolência reinem entre os povos.  

   Suely Reis Pinheiro