EDITORIALNº62

Nosso portal está adornado com a imagem Santa Isabel, a rainha santa, celebrada no dia 04 de julho. O trimestre que corresponde aos meses de julho, agosto e setembro de 2015 apresenta os seguintes autores do Brasil:

Ariel Novodvorski, doutor em Estudos Linguísticos,  professor adjunto do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, atua na Graduação em Letras/Espanhol.

Carlos Renato Carola, doutor em História pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), leciona História da América.  

Carmelita Tavares Silva, doutoranda em Letras Neolatinas- Espanhol- na UFRJ, professora de Espanhol e Inglês no Ifes de Venda Nova do Imigrante (ES).

Cynthia Valente, escritora e professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Literatura e doutora em Literatura Hispano-americana pela Universidade de Sevilla, Espanha.

Ester Abreu Vieira de Oliveira – doutora em Letras Neolatinas – Língua Espanhola e Literaturas Hispânicas, pós-doutora em Filologia Espanhola e professora colaboradora da UFES.

 

Gisele Reinaldo da Silva, doutoranda e mestra em Letras Neolatinas pela UFRJ. Licenciada em Letras Português/Espanhol, licenciada em Pedagogia pela UERJ.

Manoel de Andrade, poeta, pesquisador e ensaísta, com vários livros publicados no Brasil e no Exterior.

Sérgio Wladimir Cazé dos Santos, mestrando em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia.

Thamara Luciana Borges Freitas, professora de Espanhol no ensino médio e graduada em Letras com habilitação em espanhol pela Universidade Federal de Uberlândia.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade apresenta Uma noite em Machu Picchu.

Em CRIAÇÂO, Carlos Renato Carola apresenta El lugar de la naturaleza en la praxis de la pedagogía antropocéntrica: una reflexión sobre la banalidad del mal ambiental en la historia de la educación brasilera (1930-1984).

Em ESTUDOS LINGUÍSTICOS temos:

Ariel Novodvorski e Thamara Luciana Borges Freitas com Usos do artigo neutro LO em espanhol: um estudo contrastivo baseado em corpus.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos:

Carmelita Tavares Silva com A escritura do eu em Coto vedado de Juan Goytisolo.

Ester Abreu Vieira de Oliveira com Revisitando Góngora.

Gisele Reinaldo da Silva com Rupturas e novos ritos no conto “Ómnibus” de Julio Cortázar (1951).

Cynthia Valente com A Multipliciade de perspectivas em “Las babas de diablo” de Julio Cortázar.  

Sérgio Wladimir Cazé dos Santos com Tradução comentada do conto “La resucitada”, de Emilia Pardo Bazán.

Agradecemos aos autores que participaram do número 62 de Hispanista e pedimos a Santa Isabel que nos ampare com sua infinita bondade.

   Suely Reis Pinheiro