EDITORIAL Nº 37

 

Para celebrar o dia de Santo Antonio, comemorado em 13 de junho, o Portal da revista Hispanista está embelezado com a obra Santo Antonio, do pintor brasileiro, Candido Portinari. Sob as bênçãos do venerado santo, lançamos o número 37, correspondente aos meses de abril, maio e junho de 2009. Aniversariante do mês de abril, Hispanista segue seu caminho oferecerendo textos, informações e pesquisas sobre o mundo literário e apresenta os seguintes autores :

Da Argentina:
Gustavo Marcelo Galliano, escritor, poeta, professor, pesquisador universitário e colaborador em revistas nacionais e internacionais.


Do Brasil:
Manoel de Andrade, poeta, escritor e conferencista.

Márcia Paraquett, doutora em Letras, Professora da Universidade Federal da Bahia.

Do México:
Olga Martha Peña Doria, professora da Universidad de Guadalajara, pesquisadora de teatro e literatura escrita por mulheres na América Latina.

Do Peru:
Danilo Sánchez Lihón, diretor do Instituto del Libro y la Lectura del Perú  e professor da Facultad de Educación de la Universidad Nacional Mayor y San Marcos  e da Escuela de Periodismo Jaime Bausate y Meza.

Da Venezuela:
Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.

Em VIDA&POESIA, Manoel de Andrade escreve sobre A trajetória do poeta guatemalteco Otto René Castillo – seu sonho libertário – seu martírio como combatente

Em Criação, Gustavo Marcelo Galliano apresenta o conto La Cita

Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez esclarece os termos Fanfarrón, Bellaco, Pandilla.


Em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, Márcia Paraquett fala sobre As dimensões políticas sobre o ensino da língua espanhola no Brasil: tradições e inovações – 1ª parte.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS temos os seguintes textos:
Olga Martha Peña Doria com: Elena Garro, la mayor dramaturga mexicana del siglo XX .

Danilo Sánchez Lihón, com Andersen, príncipe de los cuentistas para niños.


Ao iniciarmos a publicação de Hispanista em abril de 2000, não imaginávamos o imenso, porém gratificante trabalho que nos esperava. A vida mudou, mudaram as pessoas, mudaram os tempos, mas o desejo de continuar na divulgação e multiplicação dos estudos hispânicos continua cada vez mais forte. Ao comemorar seu 10º ano de publicação a Revista Hispanista agradece a todos os colaboradores e leitores. Que o santo protetor nos leve também em seus braços em nossa caminhada cultural.

Suely Reis Pinheiro