EDITORIAL Nº 35

No último trimestre de 2008, correspondente aos meses de outubro, novembro, dezembro deixamos nossa mensagem de muita paz e harmonia para o ano que se inicia. Estamos, a partir de agora, começando uma nova coluna, Poesia&Vida onde seremos brindados com textos do grande poeta brasileiro, Manuel de Andrade. Neste número temos autores do Brasil, da Costa do Marfim e da Venezuela.

Do Brasil:
Manoel de Andrade, poeta e conferencista.

Marcia Paraquett, Professora aposentada da Universidade Federal Fluminense, Doutora em Letras, Professora visitante da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Rita Giovana Mouzinho Ferraro é doutora em Lingüística, Professora na University of Western, Sydney, Austrália.

Da Costa do Marfim:
Seydou Koné, Doutor en Língua Espanhola, Teoria da Literatura e Literatura Comparada. Professor de língua e cultura espanholas nas universidades de Cocody, Bouaké e na Universidad Internacional de Grand-Bassam vinculada à Georgia State, Estados Unidos.

Léon Yépri, doutor pela Universidad de St. Denis-Paris 8, Professor na Escuela Normal Superior de Abidján (ENS) na Costa de Marfim.

Da Venezuela:
Alexis Márquez Rodríguez, crítico literário e professor da Universidad Central de Venezuela.


Em VIDA&POESIA, Manuel de Andrade escreve sobre Poesia e Oralidade.

Em WEBLÍNGUA, Aléxis Márquez Rodríguez esclarece os termos Ética y Moral, Recular e Sindéresis.


Em ESTUDOS LINGÜÍSTICOS, temos os seguintes textos:

Por que formar professores de espanhol no Brasil?, de Marcia Paraquett.


Português e espanhol Semelhanças apenas aparentes, de Rita Ferraro.

com Sintagma Ontogenética: combinaciones filosémicas en aprendices marafileños de español , de Seydou Koné.

Em ESTUDOS LITERÁRIOS, Léon Yépri apresenta La imagen de la mujer en la poesía africana post-negritudiana.

O Portal número 35 da Revista Hispanista está embelezado com quadro Maria e o Menino Jesus. da pintora fluminense e brasileira, Maria das Dores Rocha. Findamos mais ano. Cumprimos nossa tarefa em divulgar textos de grandes escritores do Brasil e demais países. Agradecemos aos colaboradores, aos leitores e a todos que estão conosco nesta viagem cultural. Que as bênçãos de Nosso Senhor e de sua Santa Mãe continuem a nos fortificar e a nos ajudar na caminhada.