quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

  

   567

       Olhar fundamentalista no contexto da biopolítica contemporânea: algumas articulações com as ideias do pensamento sistêmico 

Nome do Autor:   Geraldo Antônio da Rosa & Eliana Maria do Sacramento Soares & Carlos Roberto Sabbi

                         magarosa@ucs.br

                               emsoares@ucs.br

                                crsabbi@gmail.com

Palavras-chave:    Cidadania -democracia - ideologia - pensamento sistêmico

Currículo:  

Geraldo Antônio da Rosa, doutor em Teologia pela Faculdades EST-RS. Pós-Doutorado em Humanidades pela Universidade Carlos III, de Madrid – ES. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Eliana Maria do Sacramento Soares, bacharel, Licenciada e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas – SP.Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – SP. Atua como professora e pesquisadora na Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde também é membro do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha Educação, Linguagem e Tecnologia. Desenvolve pesquisas com temas relacionados à formação docente no contexto da cultura digital; a artefatos digitais e processos educativos e à tecnologia digital, cognição e subjetividade.

Carlos Roberto Sabbi, bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Gestão de Pessoas e Formação Holística de Base, com aperfeiçoamento em Consultoria Empresarial e Gestão Pública. Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Doutorando em Educação pela UCS.

 Resumo: Este estudo analisa alguns elementos do olhar fundamentalista para refletir sobre a forma como os sujeitos navegam pelos quadrantes ideológicos e, também, a distinção entre análises que possam ser consideradas científicas e o debate em nível do senso comum. A reflexão se realiza a partir do contexto da biopolítica contemporânea e tem como ponto de partida o seguinte questionamento: Como a prática fundamentalista tanto de direita como de esquerda limitam os processos de avanço de uma cidadania plena na contemporaneidade. Através de subsídios pesquisados bibliograficamente, se mostram informações a partir da ótica contemporânea, em um contexto, sob o olhar da biopolítica. A reflexão aponta fragilidades no regime democrático brasileiro, mas, ao mesmo tempo, a tendência global é de seu fortalecimento, através do reconhecimento da importância da igualdade e da liberdade como elementos básicos e elementares da vida.

Resumen: Este estudio analiza unos elementos de la mirada fundamentalista para refletir acerca de la forma como los sujetos navegan por los cuadrantes ideológicos y, también, la diferencia entre el análisis y las consideraciones científicas y el debate a nivel del senso comun. Una reflexión se realiza a partir del contexto de la biopolítica contemporánea y el tema como un punto de partida o un cuestionamiento siguiente: como una lógica fundamentalista tanto de la dirección como de la esquemática de los procesos de avance de la ciencia plena contemporánea. A través de subsidios pesquisados ​​bibliograficamente, se muestra la información de la ótica contemporánea, en el contexto, bajo la mirada de la biopolítica. La reflexión apunta fragilidades en el régimen democrático brasileño, pero, a la vez, la tendencia global es de fortalecimiento, a través del reconocimiento de la importancia de la igualdad y de la liberdad como elementos básicos y elementares de la vida.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 71

Informações bibliográficas: Rosa, Geraldo Antônio da  & Soares, Eliana Maria do Sacramento  & Sabbi, Carlos Roberto. Olhar fundamentalista no contexto da biopolítica contemporânea: algumas articulações com as ideias do pensamento sistêmico. In: Hispanista, n. 71[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo567.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL