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              Educação escolar e relações de gênero segundo a perspectiva de homens professores 

Nome do Autor:                                         Josiane Peres Gonçalves & Adriana Horta de Faria           

                                adrianahortadefariafaria@yahoo.com.br

                                         josianeperes7@hotmail.com

Palavras-chave:     Representações sociais - homens professores - gênero

Currículo: 

Josiane Peres Gonçalves, doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Corumbá (UFMS/CPAN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e Sociais de Campo Grande (UFMS/CCHS). Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Adriana Horta de Faria, mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Foi bolsista de Iniciação Cientifica CNPq e UFMS. Integrante do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE). 

 Resumo: O objetivo do estudo é investigar as representações sociais de nove professores homens que atuam com crianças em escolas públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, sobre as relações de gênero na atuação docente. Os resultados indicam que poucos homens optam pela carreira docente por ser considerada profissão feminina e essas representações são mais evidentes entre os professores de educação infantil.  

Resumen: El objetivo del estudio es investigar las representaciones sociales de los nueve hombres de los maestros que trabajan con niños en las escuelas públicas en el estado de Mato Grosso do Sul, Brasil, en las relaciones de género en el rendimiento educativo. Los resultados indican que algunos hombres optan por la profesión docente sea considerada profesión femenina y estas representaciones son más evidentes entre los maestros de preescolar.

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 67

Informações bibliográficas: Gonçalves, Josiane Peres & Faria, Adriana Horta de. Educação escolar e relações de gênero segundo a perspectiva de homens professores. In: Hispanista, n. 67[Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo538.htm

 

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