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O Contracanto báquico em Guimarães Rosa: três leituras de “Buriti”

Nome do Autor:          Sílvio Augusto de Oliveira Holanda

                                              Brenno da Costa Carriço Oliveira                                                       

                        brenno_carrico@yahoo.com.br

Palavras-chave:      Guimarães Rosa - Dionisismo - “Buriti”

Currículo: Sílvio Augusto de Oliveira Holanda Possui graduação em Letras (Português/Francês) pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Letras/Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (1994), doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado em Estudos Românicos pela Universidade de Lisboa (2007). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Literatura brasileira, literatura da Amazônia e recepção crítica.

Brenno da Costa Carriço Oliveira - Graduando do curso de Letras - Lic. em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (com período sanduíche na Universidad de Salamanca, Espanha) e bolsista PIBIC-CNPq, com pesquisa acerca das representações culturais em “Buriti” (Corpo de baile), de João Guimarães Rosa. Integra o Grupo de Estudos Estético-recepcionais acerca da Literatura de Língua Portuguesa, vinculando-se também ao projeto “A recepção crítica de Guimarães Rosa entre 1969 e 2010: estudo de arquivos amazônicos e nacionais”. Em suas investigações, analisa o modo como se efetuam as relações entre a escrita erótica na prosa ficcional de Guimarães Rosa e a formação identitária do Brasil sertanejo. Interessa-se por temas como: linguagem; ethos; corpo e modernidade. Possui experiência docente em Língua Portuguesa.

Resumo: Este artigo, sob a perspectiva do método estético-recepcional de Jauß, problematizará o tratamento do dionisismo em “Buriti”, de João Guimarães Rosa (1908-1967), novela de Corpo de baile (1956). O objetivo é assinalar os impasses interpretativos na recepção crítica recente de “Buriti” (SANTIAGO SOBRINHO, 2007; RONCARI, 2008) e as suas implicações para a construção do projeto literário de uma história recepcional da obra rosiana. Ainda, efetuar-se-á uma interpretação do tema do dionisismo na referida narrativa.

Resumen: Este artículo, bajo la perspectiva del método estético recepcional de  Jauß, problematizará el tratamiento del dionisismo en “Buriti”, de João Guimarães Rosa (1908-1967), novela corta de Corpo de Baile (1956). El objetivo es señalar los impases interpretativos en la recepción crítica de “Buriti” (SANTIAGO SOBRINHO, 2007; RONCARI, 2008) y sus implicaciones para la construcción del proyecto literario de una historia recepcional de la obra rosiana. Todavía, se efectuará una interpretación del tema del dionisismo en la referida narrativa.

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Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 53

Informações bibliográficas: Holanda, Sílvio Augusto de Oliveira & Oliveira, Brenno da Costa Carriço. O Contracanto báquico em Guimarães Rosa: três leituras de “Buriti”          In: Hispanista, n. 53. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo423.htm

 

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