quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

Para acessar o artigo, clique no título

     347

El tango: un espejo que refleja la identidad del pueblo rioplatense

Nome do Autor:           Elda Firmo Braga e Keli de Santana Louret

elda@literaturas.net

Palavras-chave:     Tango - cultura - história         

Currículo:  Elda Firmo Braga possui Doutorado (2010) em Letras (Letras Neolatinas), área de concentração Estudos Literários Neolatinos, opção Literaturas Hispânicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestrado (2004) em Letras, área de concentração Estudo de Literatura, subárea de Literaturas Hispânicas, pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialização 2009) em Língua Espanhola Instrumental para Leitura, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Graduação (2001) e Licenciatura (2003) em Letras Português/Espanhol, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora substituta de literaturas hispânicas nesta universidade. Atualmente é professora de Literaturas Hispânicas na Universidade Estadual de Paraíba (UEPB).

Keli de Santana Louret possui Especialização (2006) em Docência para a Educação Profissional, pela Faculdade de Tecnologia Senac Rio, Graduação (2002) e Licenciatura (2004) em Letras Português/Espanhol, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Espanhol na Secretaria Estadual de Educação (SEE/RJ) e na Prefeitura Municipal de Macaé.

Resumo: O presente trabalho se propõe a refletir sobre como a influência de alguns dos acontecimentos históricos e sociais na região de La Plata refletem nas letras de tango, pois esta expressão cultural não advêm de um fenômeno isolado, mas está  associada com as circunstâncias políticas, históricas, econômicas, entre outras, refletindo em  si mesma, o ambiente e o contexto onde está inserida. Embora seja comum a presença de temas dramáticos de sofrimento por amor, desgraça, mulheres perdidas e mães sacralizadas, as letras de tangos utilizam também recursos como a sátira, o humor, a crítica social, entre outros. Para tanto, optamos por priorizar alguns dos temas  presentes nas letras tanguisticcas, como a nostalgia do campo e / ou cidade; a imigração; a prostituição, o amor ferido; a mãe; os problemas sociais; o humor e a sátira .

Resumen: El presente trabajo se propone a  reflexionar sobre cómo la influencia de algunos de los acontecimientos históricos y sociales de la región de La Plata reflejan en las letras de tango, pues esta expresión cultural no adviene de un fenómeno aislado, sino que está  asociada a las circunstancias políticas, históricas, económicas, entre otras; reflejando en  sí el ambiente y contexto donde está insertado. Aunque sea común la presencia de temas  dramáticos de sufrimientos por amor, desgracia, mujeres perdidas y madres sacralizadas las letras de tango utilizan también recursos como la sátira, el humor, la crítica social, entre otros. Para tanto, hemos optado por privilegiar algunos de los temas  presentes en las letras tanguísticas, como la nostalgia del campo y/o de la ciudad; la  inmigración; la prostitución; el amor herido; la madre; los problemas sociales; el humor y la sátira.

Home-page: não disponível

Sobre o texto:        
Texto inserido na revista Hispanista no 46

Informações bibliográficas: Braga, Elda Firmo & Louret, Keli de Santana. El tango: un espejo que refleja la identidad del pueblo rioplatense In: Hispanista, n. 46 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo347.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes) HOME marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMERO ATUAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMEROS ANTERIORES