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Sintagma Ontogenética: combinaciones filosémicas en aprendices marafileños de español  

Nome do Autor:                                Seydou Koné

koseynedou72@yahoo.es

Palavras-chave: Ontogênese - sintagma-contrastivo - filosemia

Currículo: Tengrela-Costa de Marfim, 1972. Doutor em ngua Espanhola, Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidad Complutense de Madrid, licenciado em Altos Estudios/Relaciones Internacionales, mediador intercultural, jornalista internacional humanitário, pedagogo e filólogo. Professor universirio de Língua e Cultura Espanholas nas  Universidades de Cocody, Bouaké e na Universidad Internacional de Grand-Bassam vinculada à Georgia State–Estados Unidos. Revelou a Lingüigogia como ramo inferior da Filogogia. É pai da "poesía asertiva" y "empática", editou em espanhol, De la Muerte a la Salvación (Madrid, 2005) e em 2008, Rebelión de la Conciencia -bilingüe espanhol/francês.

Resumo: Na tentativa de se comunicarem, os Nativos da Costa do Marfim combinam muitos sintagmas de acordo com as regras sintáticas híbridas que são o resultado de gramáticas distintas dos idiomas que eles possuem ou adquirem. E as frases têm uma importância particular neste processo combinatário. Este conflito mental provoca neles uma série de erros, problemas ou dificuldades que temos catalogado como a interlíngua. Considerado como tola em seu tempo, esta produção de alunos e estudantes aprendizes de idiomas estrangeiros é hoje meramente a prova de que isso está em processo de aquisição e aprendizagem (KONÉ, 2007), além do fato de que isto sempre tem um sentido desde a perspectiva da filosemia - o amor do sentido - (KONÉ, 2008). É uma relação entre cultura, biologia e linguagem. É o que nós denominamos ontogênese.

Resumen: Los Ivorienses/Marfileños, en su intento de comunicar, combinan muchos sintagmas según reglas sintácticas híbridas que resultan de las distintas gramáticas contrastadas de las lenguas que poseen o están adquiriendo. Y las frases tienen una importancia particular en este proceso combinatorio. Este conflicto mental provoca en ellos una serie de errores, problemas o dificultades que hemos catalogado como su interlengua. Considerada como tonta en su tiempo, aquella producción de alumnos y estudiantes aprendices de lenguas extranjeras es hoy meramente la prueba de que está en proceso su adquisición y aprendizaje (KONE, 2007), además de que siempre tiene un sentido desde la perspectiva de la filosemia –amor al sentido- (KONE, 2008). Es una relación entre cultura, biología y lenguaje. Eso lo denominamos ontogénesis.

Home-page:  http://www.ucm.es/BUCM/tesis/fll/ucm-t28585.pdf

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 35

Informações bibliográficas:
Koné, Seydou. Sintagma Ontogenética: combinaciones filosémicas en aprendices marafileños de español. In: Hispanista, n. 35 [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo.269htm

 

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