quixotemarca.jpg (3492 bytes)

ARTIGO ON LINE

Para acessar o artigo, clique no título

259

Nome do Autor:                       Patrícia G. Germano

patricia.germanocesar@hotmail.com

Palavras-chave:  Religião - Catolicismo - Jorge Amado.

Currículo: Patrícia Gomes Germano possui Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2001), Especialização em Lingüística e Literatura também pela UEPB (2003), leciona na rede estadual e municipal da Paraíba com ampla experiência em turmas de nível médio. Atualmente, é aluna da pós-graduação da Universidade supracitada na qual integra o corpo discente da turma pioneira do Mestrado em Literatura e Interculturalidade e desenvolve pesquisas com enfoque em religiões africanas na diáspora, identidades e gênero representados nas obras de Jorge Amado.

Resumo: Cabe a esta a análise observar a estilização dos debates entre os diversos paradigmas religiosos que nortearam e que ainda norteiam o cristianismo, a partir da sua representação presente no texto literário, mais especificamente na composição de duas personagens católicas viventes de uma situação de conflito cujo palco é o romance amadiano O sumiço da santa: uma história de feitiçaria (1988). De certa forma, os debates agenciados pelos dois modelos de religiosidades cristãs protagonizados por Pe. Abelardo Galvão e por Dom Rodulph, trazem à cena literária um “reviver” dos conflitos eclesiais vividos pela igreja romana em tempos da colonização da América e que ainda encontram espaço na contemporaneidade, haja vista a luta pelas alteridades desempenhadas pelas identidades do agora. Como suporte teórico para esse estudo, faz-se uso das reflexões de Mignolo (2003), Cordiviola (2005), Boff (1992), entre outros.

Resumen: Cabe a esta análisis observar la estilización de los debates entre los diversos paradigmas religiosos que nortearon  y que todavía nortean el cristianismo, a partir de su representación presente en el texto literario, más específicamente en la composición de dos personajes católicas vivientes de una situación de conflicto cuyo escenario es la novela amadiana O sumiço da santa: uma história de feitiçaria 1988). De cierta forma, los debates agenciados por los dos modelos de religiosidades cristianas protagonizados por Pe. Abelardo Galvão y por Don Rodulph, traen a la escena literaria un “revivir” de los conflictos eclesiásticos vividos por la iglesia romana en el tiempo de la colonización de América y que todavía encuentran espacio en la contemporaneidad, teniendo en cuenta la lucha por las alteridades desempeñadas por las identidades del ahora. Como suporte teórico para ese estudio, se hace necesario el uso de las reflexiones de Mignolo (2003), Cordiviola (2005), Boff (1992), entre otros.

Home-page: [não disponível]

Sobre o texto:
Texto inserido na revista Hispanista no 33

Informações bibliográficas:
Germano, Patrícia G.
Dos franciscanos à igreja secular, dos dogmas católicos ao cristianismo do povo: ecos do passado na literatura contemporânea. In: Hispanista, n. 33. [Internet] http://www.hispanista.com.br/revista/artigo259.htm

 

marcador1.gif (1653 bytes) HOME marcador1.gif (1653 bytes)

PORTAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMERO ATUAL 

marcador1.gif (1653 bytes)

NÚMEROS ANTERIORES